Assinar
Desde 2003 servindo a Igreja

Umbraculum

umbraculum

Timbre da Sé Vacante com o umbraculum. Por Carl Alexander von Volborth.

Timbre da Sé Vacante com o umbraculum. Por Carl Alexander von Volborth.

Como termo heráldico, o umbraculum, “basílica” ou “ombrellino” se entende, de fato, o baldaquino papal na forma de guarda-sol com emendas vermelha e amarela; com as borlas talhadas em cores contrastantes, sustentadas em uma haste vermelha em forma de lança com presilhas, é atravessado pelas chaves pontifícias, uma de ouro e outra de prata, imputados os emblemas, feitos em forma de cruz, no alto, seja à direita ou à esquerda, e ligados com um cordão vermelho, terminando, de ambos os lados, com uma borla na mesma cor.

Antigamente tal objeto, em forma de guarda-sol, servia para proteger os eminentes personagens da chuva ou do sol; conseqüentemente foi utilizado, por outro lado, em qualquer sinal de dignidade e honra, vindo posta em frente ao personagem homenageado, enquanto previsto pelo cerimonial da acolhida. Encontrava-se, portanto, nas basílicas pontifícias existentes em Roma, porque deveria se ter pronto para receber o Sumo Pontífice, no curso da sua visita; por este motivo, o umbraculum recebeu a denominação de “basílica” e se transformou no emblema primário para todas as basílicas do mundo, em geral para as basílicas maiores com relação àquelas denominadas menores.

Umbraculum no altar da Basílica Sacred Heart, Notre Dame, IN.

Umbraculum no altar da Basílica Sacred Heart, Notre Dame, IN.

O umbraculum aparece como figura heráldica, pela primeira vez no século XV, em selos, juntamente com as chaves pontificas, às vezes representando o poder temporal da Igreja. O guarda-sol, também se o Papa não usa o emblema heráldico, faz parte dos emblemas pontifícios, sendo considerado emblema da igreja romana e do seu poder temporal. É presente durante a vacância da Sé Romana, conseqüentemente, nas milícias do cardeal camerlengo, juntamente com as chaves, principalmente por denotar que os poderes e a jurisdição papal não cessam com a morte de um pontífice, visto que tais poderes são confiados à Igreja até o final dos tempos.

Os emblemas heráldicos do umbraculum e das chaves vêm usadas pelo Sacro Colégio Cardeal, da Câmera apostólica e do instituto e seminários pontífices. Recordemos, também, que o art. 83 do “Massimario” da Consulta Heráldica do Reino da Itália recita: “as famílias que detêm o Pontifício Máximo da catolicidade, sendo o Vigário ou o general da Igreja Romana, ao serem privilegiados, passaram a poder usar a ornamentação heráldica da assim dita Basílica; isto é: o estandarte da câmera Apostólica juntamente com as chaves pontifícias, acima do escudo, e pondo no chefe, segundo a tradição, prévio reconhecimento, caso por caso, precedido da Comissão heráldica romana”.

Podemos observar algumas moedas da Santa Sé cunhadas especialmente durante a vacância de 2005 onde se figura o umbraculum papal junto ao brasão do Cardeal Camerlengo Eduardo Martínez Somalo e selos postais na vacância de 2013:

Moeda Sé VacanteSé Vacante

Monte seu quadro!

Personalize e MONTE O QUADRO de seu brasão com qualidade! aglargon.onlinequadros.com.br

Selado pelo CMHEB

Reconhecido pelo STACHB

 

Aprovação Eclesiástica & NFe

O único com Aprovação Eclesiástica, Assessoria de um Padre, e Oficialmente registrado com NFSe