Assinar
Desde 2003 servindo a Igreja

Chaves Petrinas

chaves

São Pedro

Estátua de São Pedro com as chaves. Por Giuseppe de Fabris, 1840 – Praça de São Pedro, Vaticano.

As chaves petrinas representam a plena autoridade do Sumo Pontífice de administrar os tesouros da Redenção, merecidamente por Nosso Senhor Jesus Cristo, e de ensinar a sua doutrina com autoridade, em memória do poder sobrenatural de unir e desligar, conferido a Pedro e aos sucessores por Jesus Cristo.

As chaves, na Heráldica Eclesiástica, apoiado no século XIII, posto em haste vestida, com os emblemas no alto, à direita e à esquerda. Do século XIV, figuram, por outro lado, sobre o escudo e no tempo imputado.

Na simbologia heráldica a primeira chave, à direita, de ouro, fazendo referencia ao poder que se estende ao reino dos céus; a segunda, à esquerda, de prata, simbolizava, por outro lado, a autoridade espiritual do papado sobre a terra. Beatiano afirma que as duas chaves, sendo uma de ouro e outra de prata com os mantos azuis, denotam a autoridade dada por Cristo a São Pedro e Seus Sucessores.

Nos emblemas, quase sempre, figuram perfurações em forma de cruz, para simbolizar que o papa detém o poder de legislar e escolher, em virtude da morte de Jesus Cristo, sendo, portanto, voltados para o céu, enquanto as impugnações em baixo, nas mãos do vigário de Jesus Cristo. O cordão com as borlas nas mãos do Vigário de Jesus Cristo que chegam à impugnação das chaves alude, por outro lado, ao elo entre os dois poderes. A cor do cordão foi geralmente representado em azul, mas durante os tempos evoluiu para as representações atuais em vermelho ou dourado.

Brasão da Santa Sé

Brasão da Santa Sé com as chaves e a tiara. Por Bruno Bernard Heim.

Acredita-se que o primeiro papa que colocou as chaves no próprio escudo gentilício tenha sido Bonifácio VIII (1294-1303). Com a morte de um Papa, sobre o caixão se punha apenas a tiara, enquanto as chaves heráldicas pontifícias, durante a sede vacante, passavam as milícias do cardeal camerlengo, que as punha sobre o escudo, juntamente com o umbraculum, em cima do brasão. De fato, exceto na eleição do novo pontífice é o cardeal camerlengo que deve administrar a Igreja.

Mas as chaves não figuram apenas no emblema dos Pontífices Máximos e dos cardeais camerlengos, durante a sede vacante, mas também, como evidenciado, juntamente com a tiara, nas milícias da Santa Sé e dos vários institutos e mistérios vaticanos, das nunciaturas e delegações apostólicas. As chaves são presentes, por outro lado, nos emblemas próprios das basílicas pontifícias, juntamente com o umbraculum.

Monte seu quadro!

Personalize e MONTE O QUADRO de seu brasão com qualidade! aglargon.onlinequadros.com.br

Selado pelo CMHEB

Reconhecido pelo STACHB

 

Aprovação Eclesiástica & NFe

O único com Aprovação Eclesiástica, Assessoria de um Padre, e Oficialmente registrado com NFSe