Assinar
Desde 2003 servindo a Igreja

Peças Internas

pecasAs regras (convenções) de sinais das “peças internas” (ou simplesmente “peças”) se confundem com freqüência com a convenção das partições do escudo, até porque realmente algumas formas das “peças” são (geometricamente falando) iguais às de algumas “partições”.

A diferença básica entre as elas é que em na convenção das partições as formas geométricas são usadas apenas para identificar e localizar ( dentro do escudo ) as cores, os detalhes, as diversas figuras, etc, enquanto que na convenção das peças internas as formas geométricas são usadas para simbolizar uma honraria galgada pelo detentor do escudo.

pecas_palaPala – Simboliza a lança do cavaleiro.

 

 
 
pecas_faixaFaixa – Simboliza a armadura do cavaleiro e também o cinturão fixado na cintura dele.

 

 
 
pecas_bandaBanda – Simboliza a correia ou cinturão que é vista obliquamente sobre o cavaleiro, do ombro em direção à cintura.

 

 
pecas_ct_bandaBarra ou Contrabanda – Também simboliza a correia que é vista obliquamente sobre o cavaleiro, do ombro em direção à cintura, mas também simboliza a faixa das forças armadas como um todo.

Outro significado para esta peça é o seu uso para tipificar uma “desonra“. Antigamente, para os filhos ilegítimos (bastardos) se criou a expressão “nascidos do lado esquerdo”. Convencionou-se que o filho bastardo também teria o direito de usar o brasão da família do seu pai, porém, com uma peça de Barra (ou Contrabanda) sobreposta ao seu brasão. O uso desta regra para tipificar os filhos bastardos não é de consenso geral e, em alguns países nem existem.

pecas_cruzCruz – Simboliza a espada do cavaleiro. Esta peça (honraria) era concedida àqueles que regressavam do campo de batalha com o sangue dos inimigos na espada.

 

 
pecas_aspaAspa – Também chamado de Sautor, Cruz de Santo André, Cruz de Boronha ou Borgonhona. Simboliza o estandarte do cavaleiro.

 

 
pecas_05Cabria – Simboliza as botas e esporas do cavaleiro.

 

 
 
pecas_borduraBordura – Simboliza proteção, favor e recompensa. Esta peça (honraria) era concedida àqueles que regressavam do campo de batalha com o sangue dos inimigos na roupa.

 

 
pecas_perlaPerla – Para alguns heraldistas ela simbolizava a Santíssima Trindade; para outros simbolizava as três devoções do cavaleiro: a sua dama, o seu Rei e o seu Deus.

 

 
pecas_escusaoEscusão – Quase sempre significava a concessão de um soberano à um súdito, o direito de usar em público por meio de brasão, a comunicação dos desejos e pretensões do brasonado na área amorosa.

Monte seu quadro!

Personalize e MONTE O QUADRO de seu brasão com qualidade! aglargon.onlinequadros.com.br

Selado pelo CMHEB

Reconhecido pelo STACHB

 

Aprovação Eclesiástica & NFe

O único com Aprovação Eclesiástica, Assessoria de um Padre, e Oficialmente registrado com NFSe