Assinar
Desde 2003 servindo a Igreja

Escudo

escudoescudo-destaqueExiste um comum consenso entre os heraldistas que o escudo é a parte principal de toda a figura que se vê no brasão. Por isso é que se pode apresentar somente o escudo para dizer de quem é o brasão, pois ele em si já está quase completo. Em muitos casos inclusive as partes externas ao escudo são totalmente dispensáveis.

Se, por exemplo, um antigo cavaleiro se apresentasse somente com as cores da sua família, ordem ou nobreza, estaria sendo imprudente pois poderia ser muito bem confundido com outros que usam cores idênticas às suas. O mesmo aconteceria com os demais símbolos como coroas de nobreza, elmos, etc. Todos os outros teriam identidades semelhantes e até iguais, mas jamais teriam igualdade no desenho do escudo. O escudo era para o seu representante algo como que a nossa atual carteira de identidade, apesar do escudo também representar uma família inteira e até, em outros casos, uma nação inteira.

O escudo tem suas particularidades e, por ser a peça principal do brasão, detém um quase sem fim de números de significados, representados por uma miscelânea enorme de sinais, cores e figuras que darão a ele a particularidade característica que identificará o seu dono dos demais.

Estas particularidades são divididas em formas e nomenclaturas que se diferem de acordo com a nacionalidade e época na história. Também há as formas diferentes de vários heraldistas de nomear estas particularidades. Tentaremos ser o mais conciliador entre estas formas de nomenclaturas.

Destaque. Escudo de Vilanova. Livro do Armeiro Mor. João do Cró. Portugal, 1509. 119v fl.

Monte seu quadro!

Personalize e MONTE O QUADRO de seu brasão com qualidade! aglargon.onlinequadros.com.br

Selado pelo CMHEB

Reconhecido pelo STACHB

 

Aprovação Eclesiástica & NFe

O único com Aprovação Eclesiástica, Assessoria de um Padre, e Oficialmente registrado com NFSe