Assinar
Desde 2003 servindo a Igreja

Paróquia, Capela e Oratório

paróquias

paroquia-mamore

Paróquia São Francisco de Assis – Nova Mamoré RO
Por Rodrigo Catini Flaibam

paroquia-mococa

Paróquia Sagrada Família – Mococa SP
Por Rodrigo Catini Flaibam

paroquia-valinhos

Paróquia São Cristóvão – Valinhos SP
Por Rodrigo Catini Flaibam

 
As Paróquias, mais que qualquer outra instância da Igreja, tem no novo Código de Direito Canônico, de 1983, a menção específica da exigência do selo nos documentos paroquiais (Cân. 535). Logo, adotar um brasão corresponde ao que indica o direito.

Sua Heráldica deve ser um simples brasão, adornado quando desejado pelo nome em divisa ou ao entorno como em um selo. No Brasil, no entanto, a prática iniciada por nós de timbrar o conjunto do brasão com uma simples cruz processional (explicitando tratar-se de um brasão eclesiástico), ganhou o gosto dos heraldistas que repetiram esse nosso gesto em seus trabalhos para os brasões paroquiais. No entanto, fique claro, isso não é regra.

As CAPELAS, Oratórios Públicos e Privados podem adotar a mesma regra dos brasões paroquiais. A mesma regra se aplica aos SANTUÁRIOS diocesanos ou nacionais que não tenham título de direito pontifício.

No entanto, as igrejas com títulos de BASÍLICA ou outros títulos de direito pontifício (como universidades ou academias) recebem o timbre específico com o Umbraculum e as chaves petrinas.


Basílica Nossa Senhora da Assunção – Mariana MG
Por Rodrigo C. Flaibam

BRASÃO PAROQUIAL NÃO É UM LOGO: O brasão paroquial, quando adotado, deve seguir a regra secular e não ser tratado como mero logo ou símbolo congregacional usando quaisquer esmaltes (cores) e adornos, mesmo quando incentivado por ditos heraldistas. Com isso, o que poderia ser um belo e tradicional brasão, será considerado como um mero símbolo ou logo, mas não poderá ser dito como heráldica eclesiástica. Tais logos não podem ser considerados ou registrados como brasões eclesiásticos, pois precisarão da correta adequação à regra.

Monte seu quadro!

Personalize e MONTE O QUADRO de seu brasão com qualidade! aglargon.onlinequadros.com.br

Selado pelo CMHEB

Reconhecido pelo STACHB

 

Aprovação Eclesiástica & NFe

O único com Aprovação Eclesiástica, Assessoria de um Padre, e Oficialmente registrado com NFSe