Assinar
Desde 2003 servindo a Igreja

Ordem e Congregação

ordens

ord_malta

Soberana Ordem de Malta
Autor desconhecido.

ord_dominicana

Ordem Dominicana
Autor desconhecido.

ord_carmelitas

Ordem dos Carmelitas
Autor desconhecido.

ord_jesuitas

Ordem Jesuíta
Autor desconhecido.

Quando a Igreja começou a fazer uso da heráldica, também, muitas ordens, capítulos, fraternidades, mosteiros, dioceses, territórios e ofícios eclesiásticos o fizeram; este uso permanece até hoje.

A regra heráldica da Igreja, em geral, não se ocupa deste tipo de brasão e de seus ornamentos externos, mas existe uma regulamentação relativa, emanada da então “Congregazione dei vescovi e regolari”, datada de 20 de novembro de 1611, onde se afirma que os capítulos não gozam do direito arbitrário de utilizar a mitra e o báculo nos trabalhos de representação heráldica.

Como regra geral para a confecção de heráldica nas ordens e congregações religiosas permanece a sensibilidade e bom senso em evitar uma representação inconveniente e ambígua. A singeleza e clareza favorecem um belo e legível brasão.

Fazendo-se o uso correto da heráldica, o brasão não diferirá das soluções próprias da arte brasonária; mas muitas das criações “heráldicas” recentes são grotescas, caricaturas deploravelmente deficientes de bom gosto, como se fossem meros logos. Mesmo que alguns heraldistas profissionais afirmem o contrário, obviamente a regulação documental da Igreja dirá que isso fere a regra heráldica e deve ser desconsiderado.

Por fim, recordamos que muitas das ordens e congregações possuem brasões históricos. Se estes brasões já são usados há mais de cem anos, gozam de proteção legal na base do direito canônico para seu uso imemorável, porquanto qualquer nova composição necessitará de aprovação da autoridade eclesiástica competente, o superior hierárquico da ordem ou congregação, por meio de decreto.

Monte seu quadro!

Personalize e MONTE O QUADRO de seu brasão com qualidade! aglargon.onlinequadros.com.br

Selado pelo CMHEB

Reconhecido pelo STACHB

 

Aprovação Eclesiástica & NFe

O único com Aprovação Eclesiástica, Assessoria de um Padre, e Oficialmente registrado com NFSe