Assinar
Desde 2003 servindo a Igreja

Diocese e Abadia

diocese

unnamed

Arquidiocese de Campinas
Por Rodrigo C. Flaibam.

dioc_stoccolma

Diocese de Stoccolma
Autor desconhecido.

arq_hartford

Arquidiocese de Hartford
Por William Ryan.

osb_sp

Mosteiro de São Bento – São Paulo
Autor desconhecido.

Comumente os brasões das Arquidioceses, Dioceses, Abadias e outras circunscrições territoriais ou pessoais trazem os símbolos do ministério pastoral exercido e, são dispostos da seguinte forma:

Arquidiocese e Diocese: Cruz (de lorena. com suas hastes verticais para as arquidioceses) à destra (direita) e báculo à sinistra (esquerda) de ouro, timbrando o rasão em forma de cruz de santo André,l ou seja decussados. O conjunto recebe sobre o brasão uma mitra episcopal.

Abadia e/ou Mosteiros: Báculo com o lado para a sinistra (oposto aos de diocese), munido do sudário junto ao nó, posto em banda ou barra (transversal direita ou esquerda), de prata ou ouro, pousado sob o escudo. Uma mitra abacial pousa sobre o brasão.

selo_rj

Selo da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Autor desconhecido.

selo_sp

Selo da Arquidiocese de São Paulo
Autor desconhecido.

Os brasões entram na vida cotidiana da Igreja especialmente através dos selos. Antes mesmo da heráldica nascer o modo comum de assinar e autenticar um documento foi estabelecido pelo uso dos selos que, por direito e ofício, tanto os nobres como os clérigos fizeram uso.

Com o advento da arte heráldica os selos que anteriormente traziam iniciais ou alguma imagem, naturalmente foram, também, trazendo a linguagem própria das brasonaduras.

O Código de Direito Canônico de 1917 dedicou inúmeros cânones que regulamentavam a exigência e uso dos selos (seja o seco ou em cera) nos documentos e ofícios eclesiásticos (Cân. 381, 382, 450, 470, 545, 1287, 1643, 1715, 2041, 2055, 2056, 2063, 2073, 2360, 2362). Apesar de o novo Código de 1983 não mencionar especificamente a exigência do selo nos documentos curiais, menciona a exigência do mesmo nos documentos paroquiais (Cân. 535). Embora não expresso especificamente, o costume já consolidado até 1917 e desde então normatizado permanece tradicionalmente até os dias atuais.

Monte seu quadro!

Personalize e MONTE O QUADRO de seu brasão com qualidade! aglargon.onlinequadros.com.br

Selado pelo CMHEB

Reconhecido pelo STACHB

 

Aprovação Eclesiástica & NFe

O único com Aprovação Eclesiástica, Assessoria de um Padre, e Oficialmente registrado com NFSe